A boca, por suas características e funções, é um ninho de bactérias. Em apenas um mililitro de saliva saltitam 150 milhões de bactérias, muitas delas causadoras de doenças. A Cárie e a Piorréia (doença periodontal), por incrível que possa parecer, tem como fatores causais bactérias que estão presentes na saliva e podem ser transmitidas pelo Beijo de Boca.
O Herpes Labial é outra infecção que se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus. Não existe cura para este tipo de doença, somente o tratamento que visa diminuir a freqüência com que o vírus se manifesta e melhorar a sintomatologia.
O HPV é um vírus que pode afetar a mucosa bucal, provocando uma lesão que parece uma verruga esbranquiçada. Essa lesão é removida por meio de cirurgia. Através do beijo de língua, pode-se contrair também: gripe, monucleose, citomegalovírus, entre outras.
O beijo na boca em muitos parceiros permite a transmissão da bactéria meningocócica aumentando o risco de adolescentes contraírem meningite em quatro vezes. A meningite meningocócica é uma doença que pode matar, trata-se de uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, as meninges, e pode levar a septicemia, que é a intoxicação da corrente sanguínea.
Portanto, beijar é muito bom e gostoso desde que sem promiscuidade, para que você não corra o risco de se contaminar. Evite troca frequente de parceiros, tenha sempre uma boa higiene bucal e visite sempre um dentista a cada 6 meses.