O Programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite deste domingo (09) matéria mostrando as péssimas condições de escola no município de Codó, no Maranhão. A reportagem abordou o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Maranhão apresentou o 2º pior desempenho entre os estados brasileiros.
A nota geral alcançada pelo Maranhão no Pisa foi de 357, só superior à de Alagoas – pior desempenho –, que teve 348.
Na cidade administrada por um prefeito aliado do grupo político da governadora Roseana Sarney, a escola de Codó apontada na reportagem não tinha piso, estava sem água, energia, sem merenda, não tinha cozinha e apresentava estrutura física precária.
A cena mais vexatória retratada pela Globo foi quando os alunos maranhenses tiveram que ir para o mato fazer necessidades fisiológicas devido à falta de banheiro na escola. Um retrato fiel do atraso da educação no Maranhão (apresenta os piores indicadores sociais do país), estado mais miserável e pobre da federação comandado pelo grupo Sarney há cinco décadas. Por ser praticamente o último em tudo, em matéria negativa o Maranhão está sempre presente.