Por volta das 02h30min desta madrugada, uma guarnição da PM-MA em Pio XII, após fazer ronda de segurança preventiva, recebeu uma ligação anônima informando uma movimentação suspeita dentro da agência do Banco do Brasil no município. Os policiais de plantão seguiram para averiguar, quando se depararam com dois homens, que davam cobertura do lado de fora, posicionados atrás de postes. Os outros comparsas se preparavam para explodir, os caixas e arrombar o cofre da agência.
Aproximadamente dez pessoas, que voltavam de festas e bares, estavam deitadas no chão, rendidas pelos suspeitos, ao avistarem os policiais os receberam à bala. Os PM’s reagiram imediatamente, transformando as imediações numa verdadeira cena de “BANG-BANG”.
O tiroteio em Pio XII foi divulgado pelos moradores nas redes sociais, onde descreveram as cenas de medo, provocados pelos tiros disparados em todas as direções.
Na fuga parte do grupo deixou para trás um automóvel Peugeot Passion 207, cor prata de placas NIE 5226. No interior do veículo foram encontrados, 05 bananas de dinamites, uma lixadeira da marca Stihl 1800 Watts de potencia, vários discos de lixadeira, disfarces (Camisas, bermudas, sandálias), além do material bélico deixado. Após, informados, que os acusados seguiram para Bacabal-MA, a polícia pediu reforço ao 15º BPM, que enviou duas viaturas para a região. Outros acusados renderam um jovem e levaram seu carro, um Fiat Pálio 1.0 de cor vermelha.
Uma viatura enviada pelo 7º BPM de Pindaré-MA, teve os pneus furados por “Jacarés”, na altura da Ponte sobre o Rio Grajaú em Arataoi (Bela Vista-MA), provavelmente o material fora arremessado na pista, pelos fugitivos, que tinham a disposição grande logística de apoio na ação criminosa.
Segundo informou, a polícia acredita que o veículo Peugeot Passion seja de procedência legal, o que pode facilitar a prisão de envolvidos.