Uma das grandes conquistas do Mutirão ‘Mais IDH’ é chegar a municípios de difícil acesso, levando serviços de saúde e cidadania a maranhenses que não costumavam ser beneficiados. Brejo de Areia, localizado há 347 km da capital, ocupa a 21ª posição em pior IDHM do Maranhão (0,519) e faz parte dessa estatística. O município possui pouco mais de 5,5 mil habitantes, com renda per capita de R$ 187,95.
O único acesso ao município é por uma precária estrada de terra, que durante o período chuvoso se torna praticamente intrafegável com inúmeros pontos de atoleiro por toda a extensão da estrada, deixando o município quase isolado. Apesar das inúmeras dificuldades, as equipes do governo do Estado, responsáveis pelo atendimento de saúde e emissão de documentos, conseguiram chegar ao município para levar dignidade e cidadania à população por meio da prestação de serviços básicos, os números já ultrapassam 1.100 atendimentos em Brejo de Areia.
Segundo o chefe de Execução de Serviços da Unidade Alternativa de Brejo de Areia, José Lino, além da sede existem ainda outros 20 povoados no entorno de Brejo de Areia que também estão sendo atendidos pelo Mutirão ‘Mais IDH’. “A procura pelos serviços tem sido proveitosa e positiva, pessoas que não tinham possibilidade de ir até a regional Bacabal para emissão de documentos agora puderam receber CPF e carteira de identidade pela primeira vez, além de solicitar a segunda via dos documentos gratuitamente. A ação é uma alternativa que facilita o atendimento e proporciona a chegada da cidadania às comunidades mais carentes”, afirmou.