A partir de agora as pessoas com deficiência usuárias de cadeira de rodas que residem nos quatro municípios da região metropolitana de São Luís terão à disposição transporte gratuito para serviços de saúde, educação, trabalho e lazer. Em solenidade com a participação de várias entidades representativas da área, o governador Flávio Dino lançou, nesta quinta-feira, 18, no Palácio dos Leões, o inovador projeto ‘Travessia’ e entregou quatro vans que atenderão, por mês, até mil cadeirantes.
O serviço é parte das iniciativas que promovem a inclusão social e cidadania, além da gestão pública de serviços essenciais. A iniciativa possibilitará a pessoas com deficiência ter transporte na porta de casa para deslocamento em casos de saúde, educação, trabalho e lazer, e funcionará por meio de agendamentos.
“As conquistas não são apenas materiais, elas são ideológicas, simbólicas. Estamos dizendo aqui a todo o Maranhão que nós consideramos as demandas das pessoas com deficiência como prioritárias”, ressaltou o governador.
O transporte dos cadeirantes será realizado em veículos do tipo van, devidamente adaptados e climatizados com espaço para até seis pessoas por viagem – entre usuários e seus acompanhantes – além de lugar para bagagens. O agendamento deve ser feito com até 48 horas de antecedência, por meio da Central Disque-Travessia, cujo número será disponibilizado na próxima semana. O veículo irá buscar o usuário onde estiver e o roteiro será de acordo com a demanda, para melhor aproveitamento de tempo.