O bairro da Liberdade foi escolhido para receber a Caminhada das Mulheres nesta terça-feira (02). O local tem o maior índice de violência contra a mulher e mortalidade infantil e materna em São Luís. Durante o ato, o candidato a governador Flávio Dino, acompanhado pela vereadora Arleide Gomes e diversas lideranças do Maranhão, reafirmou os compromissos com a igualdade de gênero e respeito às mulheres.
“A vitória nesta eleição só será completa se for a expressão dos sonhos dos explorados, dos oprimidos e daqueles que nunca tiveram vez e nunca tiveram voz. Essa caminhada hoje foi feita pelas mulheres, sob a liderança das mulheres e eu acredito que não podemos ter um mundo mais justo, mais igual e com a plenitude de direitos para todos sem a atuação feminina”, disse Flávio Dino.
Na caminhada, as mulheres entregaram uma carta com compromissos da Coligação Todos pelo Maranhão com a política que será desenvolvida para as mulheres. Entre os pontos que constam no documento, uma gestão pública eficiente para melhorar a vida da população, o trabalho para transformar os índices sociais do Estado, ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, a garantia da implementação do pacto de enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros.
A caminhada foi acompanhada pelas candidatas Telma Pinheiro (PSDB) e Fernanda Moraes (PCdoB), que disputam uma vaga à Assembleia Legislativa e Luana Alves (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Rose Sales (PCdoB), candidatas à Câmara Federal. O candidato a deputado federal Márcio Jardim (PT) e estaduais Júlio Pinheiro (PCdoB) e Dr. Amílcar (PT) também estiveram presentes.