Ludmila Almeida e o esposo condenado, Dr. Miranda
A procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Rocha, solicitou hoje (10) ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Cleones Cunha, a lista de todos os processos de gestores e ex-gestores condenados por crime decorrente do exercício da função de gestor, em ação ordinária perante o TJ; e dos que foram condenados, por crime decorrente do exercício da função de gestor, em primeiro grau, confirmadas pelo Tribunal de Justiça.
O objetivo é analisar todos os casos a fim de cumprir a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, de 17 de fevereiro, que permite a execução da prisão após a confirmação da sentença na segunda instância do Poder Judiciário estadual.
Dentre os gestores condenados, aparece o nome do enrolado Dr. Miranda (pai do prefeito de Altamira, Ricardo Almeida) e do capataz da família Almeida, Manoel Goiaba (ex-prefeito de Altamira). Os dois fichas sujas aparecem na lista de condenados nos anos de 2014 e 2015.
No mês passado, o
Blog Altamira do Maranhão lembrou que prefeitos e ex-prefeitos condenados em 2º grau já poderiam ser alcançados pelo novo entendimento da Suprema Corte do país (
reveja).
Nesta semana, o ex-prefeito de Paço do Lumiar Gilberto Aroso (PMDB) teve a prisão pedida pelo procurador Eduardo Nicolau pelo mesmo motivo. Ele foi condenado a seis anos de prisão pela 1ª Câmara Criminal do TJ.
Leia também: