A Polícia Civil do Maranhão conseguiu desarticular uma quadrilha especializada em assalto a banco a partir de operação realizada pela Superintendência de Investigação Criminal (Seic).
Em Chapadinha, sob o comando do delegado Thiago Bardal, o Departamento de Combate de Roubo a Banco da Seic conseguiu prender três pessoas e evitar assaltos conhecidos como ‘sapatinho’, em que os bandidos sequestram familiares do gerente ou tesoureiro da agência bancária, forçando-os a abrir o cofre e entregar vultosas soma em dinheiro.
Na operação foi preso o alagoano Valdemir Laurindo Flores, conhecido como ‘Baleado’, 39 anos; o goiano Vanderluz Gomes da Silva, 34 anos, foragido do sistema penitenciário maranhense, e Jonas Gomes da Silva, 34 anos, natural de Chapadinha.
De acordo com o delegado Bardal, o trio estava sendo monitorado desde janeiro quando levou R$ 400 mil da agência do Banco da Amazônia, em Vitória do Meariam. Valdemir e Vanderluz foram reconhecidos depois da análise das imagens do circuito interno de TV.
“Estávamos monitorando esses dois suspeitos de assaltos no Maranhão, Piauí e Tocantins. Eles foram surpreendidos na tarde de sábado na rodoviária de Chapadinha tramando os detalhes da ação criminosa que seria realizada na quarta-feira (25), no Banco Bradesco. Eles iriam sequestrar o gerente do banco”, informou o delegado.
O delegado Bardal explicou que durante o depoimento o trio revelou que, usando o mesmo modus operandi, iria assaltar, em seguida, o Banco do Brasil em Vitorino Freire.