Na madrugada desta quinta-feira (21) o enfermeiro Ítalo Jorge Reis, de aproximadamente 25 anos, sobrinho da professora Ena Reis, foi vítima de um tiro disparado à queima, que atingiu seu abdômen, em uma confusão na festa em comemoração ao aniversário de 54 anos da cidade de Altamira do Maranhão.
Após um desentendimento entre Ítalo e uma jovem conhecida como Paula Nina, o assessor do prefeito Ricardo Miranda, conhecido como "Cleiton do Sacolão”, covardemente deu uma garrafada na cabeça do enfermeiro Ítalo. Socorrido, ele foi encaminhado para o posto de saúde, uma vez que no município não existe hospital em funcionamento. Chegando ao local, familiares do jovem constataram que não havia médico e nem enfermeiro para realizar os primeiros atendimentos. Ítalo recebeu os primeiros socorros através da enfermeira Michelle Galgani que estava na cidade e se prontificou em ajudá-lo.
Estarrecidos com a situação caótica que se encontra a saúde do município, os familiares decidiram levar a vítima em um veículo particular para um hospital de Bacabal, pois a ambulância do município não tinha gasolina. Antes que saíssem da unidade de saúde, um tio da jovem pivô da confusão, de nome Raimundo, vulgo "Peladão", se aproveitou da situação para se aproximar e disparar um tiro de revólver na barriga da vítima.
A família de Ítalo reclama que mesmo estando presente, a guarnição da Polícia Militar não conseguiu prender o autor do disparo e nem as demais pessoas envolvidas, todas da mesma família e residentes em Altamira do Maranhão.
Levado às pressas para Bacabal, Ítalo foi operado no Pronto Socorro Municipal pelos médicos Dr. Ribeiro e Dr. Elígio Almeida. Segundo boletim médico, seu estado de saúde é estável.