Em sua primeira fala pública depois da aprovação do impeachment pela Câmara, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira (25), que a Casa é comandada por uma "quadrilha legislativa". O petista afirmou que o Brasil viverá um "período de muita luta". Lula discursou durante seminário realizado, em São Paulo, pela Aliança Progressista, uma rede de partidos de vários países. O evento reuniu representantes de 20 legendas de 17 países.
O ex-presidente acusou a oposição de ter trabalhado para aprofundar a crise por não aceitar o resultado da eleição de 2014 e novamente fez críticas à imprensa.
"Uma aliança oportunista, entre a grande imprensa, os partidos de oposição e uma verdadeira quadrilha legislativa, implantou a agenda do caos no país" disse Lula.
Para Lula, a votação do processo de impeachment na Câmara foi um espetáculo deprimente: "Corruptos notórios clamando contra a corrupção, oportunistas exercitando o cinismo e a hipocrisia e alguns até defendendo a tortura e e a ditadura".
Sem Trégua
O Presidente Nacional do PT também falou sobre o golpe em curso: "se a oposição de direita insistir na deposição da presidente, reafirmamos que não haverá trégua nem respeito a um governo usurpador, sem o referendo do voto popular e, portanto, ilegítimo e ilegal", disse Rui Falcão.