Os lançamentos de concursos públicos continuam a todo o vapor. Ontem, a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou, para 14 de julho, a publicação do edital para advogado público. Diferentemente, da previsão inicial de 22 vagas, serão oferecidas 84 oportunidades. Para concorrer, os candidatos precisam ser formados em direito e ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial da categoria é de R$ 17.330,33, chegando a R$ 22.516,94 na classe especial.
A expectativa é grande entre os concurseiros. No último processo seletivo, eram previstas 68 vagas, mas um total de 287 candidatos foram aprovados e nomeados. O concurso será organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), mesma banca do último certame. Segundo nota publicada no site da AGU, a avaliação será dividida em várias etapas. A primeira consiste em uma prova objetiva e três discursivas, aplicadas em todas as capitais do país. Os classificados serão submetidos, então, a uma prova oral, em Brasília. Depois, haverá uma avaliação de títulos e sindicância de vida pregressa.
Mantido o formato do certame anterior, os candidatos responderão a 200 questões objetivas envolvendo 11 áreas de conhecimento do direito, além de serem cobrados conhecimentos de direito administrativo, constitucional, civil, processual, e financeiro nas dissertações.