A cada dia que passa, Flávio Dino tem mostrado sua liderança no âmbito nacional. Sua postura de conciliação para superar as crises política e econômica é de tal forma marcante que os principais jornais do país, e até o noticiário internacional, tem dado destaque a seu posicionamento político e sua opinião sobre os problemas do país.
Nesta semana, foi a vez do jornal espanhol El Pais, um dos mais influentes do mundo, a dar destaque à opinião do governador do Maranhão em uma longa entrevista em que ele avalia o cenário nacional e aponta caminhos para que o país saia da crise política e econômica que se instaurou.
Flávio defende que, se não houver um pacto nacional pela governabilidade, o país não conseguirá voltar a crescer e superar o momento de dificuldade. A tese que ele defende nas reuniões políticas em todo o país afirma que o Brasil “precisa separar a pauta da polícia da pauta da política”.
Ou seja, é preciso deixar a Polícia Federal e o Ministério Público agirem com liberdade, mas o Brasil não pode parar em nome de uma só agenda. Foi essa a tese defendida por ele nos encontros de governadores do Nordeste e, em seguida, no encontro de governadores da Amazônia.
É uma postura de coragem em frente a um cenário turvo, em que muitos políticos em vez de buscarem soluções mediadas traçam o caminho de aprofundamento ainda maior da crise, para tirar benefícios pessoais de todo o problema.
Com seriedade para tratar a crise política nacional, Flávio Dino vem sendo reconhecido nos meios de comunicação nacionais e internacionais como liderança que tem papel fundamental no processo que vive o Brasil. O que faz com que ele cada vez mais se consolide como um agente político estratégico no país.