As eleições municipais deste ano passarão a ter novas regras. A decisão partiu de um projeto que compõe a Reforma Política, o qual foi aprovado no ano passado no Congresso e sancionado pela presidente afastada Dilma Rousseff.
Confira abaixo quatro modificações que já entram em vigor nas eleições de outubro:
1 - Prazos para filiação
O candidato que irá disputar as eleições em 2016 precisa se filiar a um partido político no prazo de seis meses antes da data do primeiro turno, que será realizado no dia 2 de outubro. Ou seja, a filiação partidária teve que ser feita até o dia 2 de abril. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.
2 - Financiamento da campanha
Fica proibido que o candidato ou partido receba financiamento de empresas. Os Financiamentos das campanhas passarão a ser exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário.
3 - Duração da campanha
Com a nova reforma, a duração da campanha foi reduzida de 90 para 45 dias. Os candidatos podem pedir voto sem restrições, a partir de 16 de Agosto.
4 - Propagandas em vias públicas
Adesivos em carros só são permitidos com tamanhos até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. Carros completamente adesivados (envelopamentos) estão proibidos. Também fica proibido o uso de outdoors eletrônicos.