Quarenta e oito municípios maranhenses apresentam o número de eleitores acima de 65% do total de habitantes, índice máximo considerado normal pela Justiça Eleitoral. Destes, cinco (Bacurituba, Brejo de Areia, Junco do Maranhão, Porto Rico do Maranhão e Tufilândia) têm a quantidade de eleitores superior ao número de habitantes. Os dados constam em relatório da revisão eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado no mês de maio.
Municípios com eleitorado superior a 65% do total de habitantes estão sujeitos a correição das Zonas Eleitorais. Como 2012 é ano eleitoral, a revisão biométrica não pode ser realizada.
De acordo com o relatório do TSE, o município do Maranhão que apresenta a maior distorção no número de eleitores em relação ao total de habitantes é Brejo de Areia. Foram colhidos na cidade 6.744 registros eleitorais, mas a população é de apenas 5.265 pessoas. Ao todo, 1.479 eleitores com domicílios em outra cidade votam em Brejo de Areia.
Para fins eleitorais, é considerado domicílio, conforme consta n Glossário Eleitoral, o lugar de residência ou moradia do requerente à inscrição eleitoral ou, segundo a jurisprudência do TSE, diz respeito ao lugar onde o interessado tem vínculos políticos, sociais, patrimoniais e de negócios.
Triste realidade... Enquanto Miranda e Ludmila transferem eleitores de outras cidades para garantirem mais quatro anos de mandato, a população brejoarense sofre com o descaso promovido por administrações desastrosas.