Nos últimos dias quatro deputados tiveram o celular clonado no Maranhão, segundo a Polícia. A investigação dos casos está sendo feita em sigilo pelo Departamento de Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
Esse tipo de golpe está se tornando comum e envolve usuários do WhatsApp. Os criminosos clonam os números telefônicos e os utilizam para pedir dinheiro para parentes e amigos das vítimas. Só que o pedido de alguém muito próximo pode ser um golpe, de acordo com a polícia.
Os criminosos desativam o chip da vitima e reativam no aparelho celular da quadrilha que eles pertencem. Ou seja: mesmo aparecendo o nome do familiar na tela durante uma conversa, quem está por trás é um bandido.
De acordo com o Departamento de Combate a Crimes em Internet, existem algumas dicas para evitar cair no golpe da clonagem.
O passo a passo é o seguinte:
1. Ir em ‘Configurações’ do Whatsapp
2. Depois em 'Conta'
3. Ir em 'verificação em duas etapas'
4. Ativar
5. Por fim, colocar uma senha e-mail
Com essa ativação vai ser preciso inserir a senha criada ao registrar o número de telefone no Whatsapp uma segunda vez. Ou seja, os bandidos podem até desativar o chip, mas ao reativá-lo no celular deles e abrir o aplicativo será solicitado uma senha que só o verdadeiro dono do número do telefone possui.