A XP Investimentos cancelou a divulgação da pesquisa do Instituto Ipespe. Os levantamentos estavam sendo divulgados semanalmente e vinha mostrando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL).
Segundo informações, ministros de Bolsonaro telefonaram para a XP para reclamar dos resultados – que coincidem com os de outros institutos, dentro da margem de erro. Diretores e acionistas minoritários fizeram questionamentos internos sobre o movimento.
De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, publicada na quarta-feira (08), a pressão sobre a XP vinha aumentando e explodiu na semana passada, quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores consideraram a honestidade um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.
A XP transferiu o contrato do Ipespe para uma outra empresa do grupo, menos visada, a Infomoney, que registrou no TSE a pesquisa que seria divulgada nesta semana.
Já nas redes sociais circula a informação de que o levantamento do Ipespe, censurado pela XP Investimentos, mostraria uma vantagem de 21 pontos para o ex-presidente Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL).
Ainda na noite de quarta-feira (08), o perfil Anonymous no Twitter afirmou que Lula teria 49% das intenções de voto contra 28%. Os outros candidatos, somados, teriam 13%, significando vitória de Lula ainda no 1º turno das eleições.
Bolsominions estão em desespero!!!