Tema de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão, a antiga ponte do povoado São João do Grajaú "O Furo", ligando o município de Vitorino Freire a Altamira do Maranhão continua colocando em risco a vida da população da região. A ponte está em estado de abandono e, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, há risco iminente de desabamento da estrutura.
A Justiça concedeu a Liminar pedida pelo Ministério Público, determinando que o Estado do Maranhão fizesse a derrubada da estrutura.
A queda da velha estrutura pode atingir a integridade física das pessoas e até tirar vidas. Além disso, qualquer incidente pode afetar a construção da nova ponte, causando danos ao patrimônio público e deixando milhares de pessoas isoladas, em especial com a chegada do período chuvoso e o consequente aumento no volume do rio Grajaú.
Outro problema, de acordo com o promotor de Justiça Pablo Bogéa Pereira Santos, é que as obras da nova ponte ligando os municípios estão acontecendo em ritmo muito lento, com pouquíssimos trabalhadores atuando na construção.
Do Jornal Pequeno