A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nesta segunda-feira a relação das instituições de ensino que tiveram o melhor desempenho no 5º Exame de Ordem Unificado. Segundo a entidade, as instituições públicas se destacaram entre as que mais tiveram estudantes aprovados no exame, que permite aos bacharéis atuarem como advogados.
O melhor desempenho foi da Universidade Federal do Espírito Santo, com 80,8% de alunos aprovados, seguido pela Universidade Federal de Pernambuco (78,6%) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (77,9%). O índice de aprovação do exame foi de 24%. Ao todo, 106.086 fizeram a prova e 26.010 passaram e vão receber a carteira profissional para exercer a advocacia.
A Bahia foi o Estado que, proporcionalmente, apresentou o melhor desempenho no Exame, com um índice de aprovação de 30,6% dos 5.053 candidatos, 1.548 foram aprovados. Em segundo lugar ficou Santa Catarina, que obteve um índice de 29%, seguido de Rio Grande do Sul (28,78%), Rio de Janeiro (28,27%), Minas Gerais (27,63%).
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve o maior número de aprovados no Exame da Ordem em todo o estado. Entre as faculdades particulares, a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) teve melhor desempenho. Mas, apenas 21% dos 2129 inscritos no seletivo, foram aprovados no Maranhão. Esses 21% representam 438 alunos aprovados. Dentre eles, um aluno sub-judice.
Quem não foi aprovado poderá fazer o próximo processo de avaliação. O VI Exame de Ordem encerrou as inscrições ao meio-dia desta segunda-feira (16). A prova da primeira fase será no dia 5 de fevereiro, e a da segunda fase será dia 25 de março.