O tremor de terra registrado no Maranhão nesta terça‐feira (3), com epicentro na cidade de Vargem Grande, foi o maior abalo sísmico registrado na história do Estado, de acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor foi sentido em várias cidades maranhenses, inclusive na capital São Luís.
No Maranhão, os maiores tremores foram registrados em 1871, em Itapecuru (magnitude 4), em 1909, na cidade de Alcântara (magnitude 3), e em 1981, perto de João Lisboa (magnitude 3.4).
Segundo o Centro de Sismologia, o abalo desta terça alcançou uma magnitude de 4.6 na escala Richter, às 09:43:42 no horário local no Maranhão. Em uma primeira análise, divulgada na manhã desta terça, o epicentro apontado para o abalo foi a cidade de Belágua. No entanto, após reanalisarem os dados, os especialistas concluíram que o abalo teve epicentro próximo às cidades de Vargem Grande e Presidente Vargas.
Os abalos sentidos nas cidades maranhenses têm origem na movimentação das placas tectônicas. “Como o Brasil está no meio de uma placa tectônica, longe de suas bordas, terremotos muito fortes e catastróficos são extremamente raros. Porém, as forças geológicas que movimentam a Placa da América do Sul causam grandes pressões no interior da placa. Essas pressões geológicas, agindo continuamente na crosta terrestre, são uma das principais causas dos sismos no Brasil em geral”, finaliza o especialista.