É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento da jovem altamirense Ana Clara Santos Sousa.
Ana Clara perdeu a batalha contra o câncer na manhã desta segunda-feira (11). Vítima de leucemia (câncer que afeta células do sangue), a adolescente faleceu no Hospital São Rafael, localizado na cidade de Imperatriz/MA, onde estava internada em estado grave há alguns dias.
Solidarizamos com a família e amigos, e expressamos nossos sentimentos pela grande perda, desta jovem que passou pela vida de muitos e deixará grandes lembranças.
O corpo de Ana Clara será velado e enterrado em Altamira do Maranhão, segundo informações de familiares.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26).
Leucemia
Dos cânceres do sangue, a leucemia é um dos mais conhecidos, segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Tudo começa na medula óssea, líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos que produz os componentes do sangue: hemácias (ou glóbulos vermelhos, responsáveis pelo oxigênio de nosso organismo), leucócitos (ou glóbulos brancos, que combatem as infecções) e plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue, evitando hemorragias).
A leucemia acontece quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa e passam a se produzir de maneira descontrolada. São várias as linhagens celulares que derivam da medula óssea, e baseando-se nos tipos de glóbulos brancos que elas afetam, as leucemias estão dividias em dois grandes grupos: mieloide e linfoide.
As que afetam as células linfoides são chamadas de: leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica. Já as que afetam as células mieloides são chamadas de leucemia mieloide ou mieloblástica. Elas também podem ser agudas, quando há o crescimento rápido de células imaturas, ou crônicas, caracterizadas pelo aumento das células maduras, mas anormais.