Em declaração a apoiadores que o aguardavam na porta do Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao uso de máscaras como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Sem apresentar evidência, o presidente afirmou que a eficácia da máscara é "quase nenhuma".
O diálogo envolveu dois apoiadores, e começou porque uma mulher disse que preferia fazer foto com Jair Bolsonaro em outra oportunidade, quando a máscara não fosse mais necessária. Nesse momento, o presidente usava máscara. "Foto, só quando não precisar de máscara, viu? Eu espero", disse a apoiadora. "Tem algum médico aí? Eficácia dessa máscara é quase nenhuma", respondeu Bolsonaro.
O uso da máscara e do álcool em gel, além do distanciamento social, são medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reúne consenso na comunidade científica internacional. Na última quarta-feira (19), o Congresso Nacional derrubou o veto de Jair Bolsonaro ao uso obrigatório da máscara em áreas públicas em todo o território nacional.