A população de Altamira do Maranhão foi surpreendida na tarde desta quinta-feira, 07 de janeiro. É que a prefeita Ileilda do Queijo teve como primeira ação do seu mandato o aumento da taxa de iluminação pública na conta de luz dos Altamirenses. O aumento deixa as contas mais caras, numa média de 8 a 14%.
“A prefeita acha pouco o que a Cemar faz com a gente, aumentando a conta todo mês, e depois de eleita essa morta de fome faz isso com os pobres”, diz em tom de desabafo a moradora Maria da Conceição.
Segundo um aliado da prefeita, ela gastou muito na campanha, e agora tem que recuperar o dinheiro que deve ao pai dela, o empresário Cícero do Queijo, que já foi vereador por dois mandatos. Ela deve também ao tio, Raimundo do Queijo, que já foi vereador por vários mandatos e foi vice-prefeito. Mas aí fica a pergunta: é o povo que vai pagar essa conta?
É bom lembrar que na gestão anterior esse aumento foi barrado na Câmara, pois não teve a maioria dos votos. Agora, seis dos atuais vereadores votaram a favor. E votaram sem razão, já que, atualmente, bem diferente dos mandatos dos ex-prefeitos Rosalino Lima, Manoel Albino e Arnaldo Gomes, Altamira recebe, além do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma gorda quantia em dinheiro das empresas que exploram petróleo e gás na cidade.
O pior de tudo é que esse aumento na conta de luz já vai ser cobrado em breve e vem durante uma pandemia, em que várias pessoas morreram na cidade (e a atual prefeita era a vice), mas nunca disse nada nem fez nada pra mudar a situação caótica da saúde em Altamira; além disso, o auxílio emergencial do Governo Federal acabou, muitas famílias não têm emprego nem renda e enfrentam dificuldades até pra comprar comida.
Mas ela já disse que muitos ficarão desempregados, pois só pensa em contratar funcionários a partir de março. E saiba que daqui a quatro anos ela vai à sua casa lhe pedir mais. Sabe por quê? Porque ela tem a certeza de que, em 2024, muitos já se esqueceram disso. Ela acredita que, até lá, Altamira já se esqueceu de que levou um grande “Tapa na Cara”.