O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, desembarca no aeroporto de Bacabal, na manhã deste domingo (09).
Lula vai sobrevoar a região de Bacabal e Trizidela do Vale, as mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Lula e ministros vão ver de perto a situação dos municípios afetados e se colocar à disposição para dar o apoio federal às ações de resposta e de atendimento à população impactada pelos eventos extremos.
Após sobrevoo na região atingida pelas chuvas no Maranhão, o presidente retornará para o aeroporto regional de Bacabal, onde falará com a imprensa.
A comitiva presidencial será composta pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Paulo Pimenta; Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; e do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho. O sobrevoo do presidente da República será feito na companhia do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
No Maranhão há 64 municípios que decretaram estado de emergência em razão do inverno rigoroso que desabrigou milhares de famílias. Segundo o corpo de Bombeiros, 7 mil 757 famílias estão desabrigadas ou desalojadas em todo o Estado.