O número de equipes de saúde que atua nos programas de Atenção Básica foi ampliado em 19 estados. As portarias que regulamentam e detalham a ampliação, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), foram publicadas no Diário Oficial da União da última quarta-feira (18).
O Ministério da Saúde credenciou 41 municípios para receberem incentivos financeiros para criação de novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre os municípios credenciados, apenas dois são maranhenses. São eles: Altamira do Maranhão e Igarapé Grande.
Os dois municípios maranhenses aderiram a uma modalidade diferente do NASF cada um. Igarapé Grande aderiu ao NASF Tipo I e Altamira do Maranhão à modalidade Tipo II.
Sobre os NASFs
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham afinadas e vinculadas às Equipes de Saúde da Família. Nos núcleos, os profissionais desenvolvem atividades como consultas, discussões de casos e ações de educação permanente em saúde com a população.
Atualmente, o país possui 1.783 núcleos. Nos NASFs Tipo I, os profissionais devem cumprir, no mínimo, 200 horas semanais de trabalho e, nos tipo II, os servidores devem cumprir 120 horas semanais mínimas.