A figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, de 28 anos, resolveu falar abertamente do forte assédio que sofreu do ator da novela 'A Lei do Amor', José Mayer. Em entrevista à Folha de São Paulo, ela detalhou como tudo aconteceu.
"Eu, Susllem Meneguzzi Tonani, fui assediada por José Mayer Drumond. Tenho 28 anos, sou uma mulher branca, bonita, alta. Há cinco anos vim morar no Rio de Janeiro, em busca do meu sonho: ser figurinista". Segundo ela, tudo começou há 8 meses, quando o ator disse uma simples frase: "como você é bonita". Os elogios, comuns da parte dele no cotidiano de Su viraram rotineiros. "Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina', 'fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho', “você nunca vai dar para mim?'.
A figurinista continua seu relato falando que passou meses envergonhada, mas que disse para o ator com palavras "exatas e claras" que não queria, que ele não poderia a tocar e que, caso ele a tocasse, ela iria ao RH. "Foram meses saindo de perto. Uma vez lhe disse: 'você é mais velho que o meu pai. Você tem uma filha da minha idade. Você gostaria que alguém tratasse assim a sua filha?'”.
Segundo Suellem, o momento mais crítico dessa história ocorreu dentro do camarim da Globo. "Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália". Segundo ela, as mulheres presentes não ficaram constrangidas com a situação e chegaram a rir da piada que José Mayer fez posteriormente. "Disse que esse era seu desejo antigo".
Depois desse dia, a funcionária diz que foi trabalhar rezando para não encontrar José Mayer acreditava que depois da mão em sua genitália, nada de pior poderia acontecer, até que os dois se encontraram em uma filmagem com 30 pessoas ele ameaçou toca-la novamente e, por fim, gritou: "vaca".
"Procurei quem me colocou ali. Fui ao RH. Liguei para a ouvidoria. Fui ao departamento que cuida dos atores. Acessei todas as pessoas, todas as instâncias, contei sobre o assédio moral e sexual que há meses eu vinha sofrendo. Contei que tudo escalou e eu não conseguia encontrar mais motivos, forças para estar ali", contou. Segundo ela, a empresa reconheceu a gravidade do ocorrido e prometeu tomar as medidas necessárias.
Globo suspende José Mayer; atrizes fazem protesto contra assédio
A TV Globo suspendeu o ator José Mayer de produções dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. A decisão da emissora foi tomada na segunda-feira (03) e motivada pela denúncia de assédio sexual.
Nesta terça (4), um grupo de funcionários, colaboradores e executivos da TV Globo se manifestou contra o assédio sexual, usando camisetas com as inscrições “Mexeu com uma mexeu com todas”, acompanhada da hashtag #chegadeassédio (imagem acima).