A skatista maranhense Rayssa Leal, de 11 anos, conquistou o vice-campeonato do Campeonato Mundial de Skate Street, realizado neste domingo (22), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Nascida em Imperatriz e conhecida como “Fadinha do Skate”, Rayssa permanece na vice-liderança do ranking mundial da modalidade com o segundo lugar no Mundial e está muito perto de garantir classificação para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio, no Japão.
Mesmo sendo mais jovem que as adversárias, Rayssa Leal não sentiu a pressão e ficou na liderança do Campeonato Mundial em cinco das sete rodadas, para delírio dos 6.000 torcedores no Anhembi. Após ser ultrapassada por Pâmela Rosa na reta final da disputa, a maranhense ainda teve uma última chance para conquistar o título, mas caiu durante a manobra e ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar ficou com a japonesa Aori Nishimura.
O skate street fará a sua estreia como modalidade olímpica em Tóquio 2020, e o ranking mundial é uma das formas de classificação para o torneio. Como está em segundo lugar, atrás apenas da campeã mundial Pâmela Rosa, Rayssa Leal tem vaga encaminhada para a disputa em terras japonesas.