Cinco integrantes de uma facção criminosa morreram em confronto com policiais militares, na manhã de quinta-feira (17), na cidade de Icatu/MA.
Essa operação policial foi resultado das investigações de um homicídio, ocorrido no último sábado (12), no povoado Prainha, em que a vítima foi executada a tiros por membros de uma facção rival.
O comando do 27º Batalhão, em Rosário, autorizou a operação após obter informações sobre um grupo de 15 homens reunidos no povoado Palmeiras, em Icatu. Ao chegarem na área informada, os policiais cercaram os suspeitos, que reagiram fazendo disparos com armas de grosso calibre. Houve troca de tiros e cinco deles acabaram tombando mortos no local.
Um sexto integrante bando se rendeu, enquanto os baleados ainda foram conduzidos para o Hospital Municipal em Icatu, onde foram confirmadas as mortes.
De acordo com o tenente coronel Carlos Frank, os criminosos sempre chegam aos povoados de barco, à noite, praticam crimes e retornam, dificultando as ações policiais. O Povoado de Palmeiras fica na região litorânea, e é de difícil acesso, pois fica a cerca de 2h da cidade de Icatu.
Os criminosos são faccionados com base em São José de Ribamar, mas fazem ataques nos povoados da região, acessando-os pelo mar, segundo a polícia.
Na ação foram apreendidos dois revólveres de calibre 38, com quinze munições, sendo nove intactas e seis deflagradas; uma espingarda calibre 12 (escopeta), com seis munições, sendo três intactas e deflagradas; duas espingardas bate-bucha e uma espingarda calibre 20.