Em um final de semana épico para os brasileiros, após a conquista da prata e do bronze pelo jovem skatista curitibano Gui Khury, de 13 anos, nas provas de vertical e best trick no X-Games, o Brasil também faturou o ouro com a maranhense Rayssa Leal de 14 anos. Ela sagrou-se campeã e mais jovem medalhista de street do X-Games, em final disputada na madrugada deste domingo no Zozo Marine Stadium, em Chiba, no Japão.
Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado, o fenômeno mundial do skate nunca havia vencido esta competição. Com seu estilo leve e descontraído, fez uma ótima primeira volta, teve duas quedas na segunda volta e mais uma na terceira e, mesmo assim, manteve o ritmo e o sorriso no rosto para acertar as demais manobras da sua linha, que valeram a vitória.
O segundo lugar ficou com a japonesa Funa Nakayama, medalhista olímpica de bronze, que oscilou entre as quatro primeiras posições. Só na volta final ela conseguiu superar sua compatriota Yumeka Oda.
A medalha de bronze ficou com a estreante australiana nos Jogos Chloe Covell, uma revelação de apenas 12 anos, caçulinha desta edição do X-Games, que conseguiu fazer manobras de base trocada (switch stance) e heelflips sobre o obstáculo de Tsuru, uma ave sagrada japonesa que simboliza sorte, longevidade e fortuna.