
Exatos 2.060 bacharéis em Direito estão inscritos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Mesmo com o crescimento dos preparatórios para esse tipo de exame e ainda o esforço dos candidatos, o índice de aprovação no Maranhão não tem sido satisfatório. O índice de reprovação no último exame foi de 80%, número significativo e desanimador.
Um dos fatores para esse dado alarmante pode estar ligado ao fato de faculdades públicas possuírem um melhor desempenho em relação às faculdades particulares, o que dificulta, já que muitas pessoas optam pelas instituições de ensino superior particulares por não conseguirem nota suficiente para ingressar em universidades públicas.
A primeira etapa da prova, em São Luís, será realizada neste domingo (05) na Faculdade Athenas Maranhense (Fama), no horário de 14h às 19h (horário de Brasília)
O exame possui duas etapas, a primeira é objetiva e possui 80 questões de múltipla escolha com assuntos das diversas disciplinas ministradas durante todo o curso acadêmico, inclusive seguimentos sobre a ética profissional. Na segunda etapa, a prova é discursiva e o candidato fará quatro questões teóricas, além de resolver um caso com a elaboração de uma petição inicial, também chamada de peça, e a nota para esse caso deve ser maior ou igual a 6.